terça-feira, 12 de maio de 2009

Primavera Mãozinha Boa

Até parece que a Primavera chegou antes no ateliê de tanta florzinha que anda aparecendo por lá. Primeiro foram as de fuxico, feitas pela Socorro e pela Josefa, funcionárias do Colégio. Essas florzinhas já se transformaram em enfeites de cabelo nas mãos da Andrea que colou cada uma num tic tac e que não resistiu e também começou a fuxicar.
Agora, essas aqui de cima, que mais parecem uns docinhos (quando eu era criança, tinha uma balinha deliciosa que era assim), são feitas de feltro enroladinho. Um verdadeiro mimo, ou como a Fabrícia gosta de dizer... um fricote.
As mãozinhas responsáveis por essas são do 4º ano, que foram vencendo desafios de coordenação motora fina (ao enrolar bem apertadinho seus rolinhos) e tendo muitas ideias do que fazer com as florzinhas.
Vou tentar fotografar o passo a passo e depois coloco aqui pra quem ficou com coceira nas mãos...




3 comentários:

  1. OLá !!!
    Adorei essas florzinhas de feltro, gostaria muito de aprender a fazer
    Um gde abraço

    Andrea Brito

    ResponderExcluir
  2. Andrea, eu estou devendo este passo a passo fotografado. Enquanto ele não sai, vão as orientações escritas: basta cortar dois retângulos de feltro de cores diferentes e enrolar como um rocambole. Se quiser pode fazer com mais cores. Quando chegar ao final do rolo, você deve colar (nos sites encontrei indicação para usar cola de tecido, mas demora muito para colar, então nós usamos cola quente mesmo. Tomando cuidado o acabamento fica perfeito.). Depois de pronto o rolinho, você deve cortá-lo em fatias com um tesoura de bom corte. Essas fatias são as pétalas das flores, que coladas umas às outras formam a flor. No meio deve ser colocado um miolo cuja cor contraste com as pétalas. O tamanho do miolo define a quantidade de pétalas. A folha pode ser recortada no próprio feltro. Tomara que você consiga. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    A mão é boa mesmo.

    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir