domingo, 3 de maio de 2009

fuxico fofo

O fuxico gordo, ops!, quer dizer, o fuxico fofo (A Edna diz que é mal educado chamar os fuxicos de gordos) são a base desses bichos que fazem muito sucesso entre as prendas da festa junina.

Esses que estão aqui são os que fiz como teste no ano passado e o sapinho foi o que ganhei da Edna (uma amiga dela que fez) e que me deu a ideia de fazer os outros.
Muita gente não acredita que é tão fácil fazer, mas depois que senta na mesa da costura, não quer sair mais. E quando o bicho fica pronto então, é um chororo danado para não deixá-lo com a gente. Só deixam mesmo porque lembramos o tempo todo do Projeto Àgua Para Vidas Secas. Mas tem bicho que até ganha nome, idade e etc.

Bom, eu ainda não consegui fotografar o passo a passo. Mas vou deixá-lo escrito, de tão fácil que é...
1- Corte círculos de tecido. O tamanho depende do tamanho que você quer seu bicho. Geralmente, para calcular o tamanho do fuxico pronto, consideramos que o diâmetro do tecido cortado é o dobro do diâmetro do fuxico pronto;
2- A quantidade de círculo e as cores também dependem de que bicho você quer fazer;
3- Alinhave as bordas do círculo e puxe a linha, franzindo o tecido (essa é a técnica de fazer fuxico);
4- Coloque o enchimento que pode ser de silicone (bem fofinho), algodão, espuma, ou até mesmo restos de tecido. É isso que deixa o fuxico g... fofo;
5- Feche o fuxico, dando um nó;
6- Faça isso com todos os fuxicos necessários;
7- Grude os fuxicos com cola quente;
8- Acrescente os detalhes que desejar;
9- Se despeça do seu bicho e doe ele para nossa campanha.

Se você ficou com alguma dúvida é só escrever nos comentários que eu respondo...

44 comentários:

  1. Achei lindo seus bonquinhos de fuxico, eu já fiz uma joaninha e um galo que virou um alfineteiro. Mas os seu são muiot fofos. Amei

    ResponderExcluir
  2. Que gracinha seus bonequinhos fofos!!!
    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  3. Gerlaine e Veronica,
    obrigada pelos elogios. Fazer esses bichinhos é uma delícia. O legal é ir inventando animais diferentes. Eu recebi um pap de um jacaré que acho que vai ser o próximo que vou tentar. Já pensei em fazer chinchilas, pois eu tenho várias de estimação.
    Se vocês inventarem algum, mandem foto que eu divulgo aqui.

    ResponderExcluir
  4. muito lindo esse site pois eu fuxico de todos os tipos

    ResponderExcluir
  5. UQAL É ESTE TIPO DE TECIDO?

    ResponderExcluir
  6. OPS DESCULPE ERREI A PRIMEIRA PALAVRA MAIS TO CONCERTANDO...QUAL É ESTE TIPO DE TECIDO...AH QUE POR VENTURA FICOU LINDO.

    ResponderExcluir
  7. São vários tipos de tecido, todos retalhos. A maioria é malha, do tipo de camiseta, mas tem também feltro e chita estampadinha.

    ResponderExcluir
  8. olá, muito lindos os bichinhos de fuxico, você pode tirar fotos do cachorinho, gato e elefante de trás e de lado para eu ver melhor como é?
    Meu e-mail é micmarques18@yahoo.com.br
    Muito Obrigada
    Miriam

    ResponderExcluir
  9. Eu faço boneca de fuxico, se quiser eu tiro foto para você ver como faz...Miriam

    ResponderExcluir
  10. Miriam,
    vou ver se encontro os bichinhos. Mudei de casa este ano e não sei em que caixa eles estão. Assim que encontrar, faço as fotos e posto aqui no blog.
    Quero sim as fotos das suas bonecas. Meu email é pri.okino@uol.com.br.
    Uma vez fiz uma baianinha com essa técnica do fuxico fofo, mas como dei de presente, não tenho mais como tirar foto.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. lindos os bichinhos!!! adorei todos
    bjss

    ResponderExcluir
  12. que fofurinhas!!! adorei!
    agora não lembro por onde que cheguei aqui... alguém de algum blog falou dos seus fuxicos fofos! rs se eu lembrar eu volto aqui dizer ;)
    beijos e parabéns! vou te seguir ;)

    ResponderExcluir
  13. tá, foi no blog Amo Craft da Viviane Ahrens. adooooro! beijos!

    ResponderExcluir
  14. Muuuiiito bom, lindíssimo e que idéia muito criativa também... adorei, ameei

    ResponderExcluir
  15. Bom, em 1○ lugar quero parabenizá- la pelos teus fuxicos.Estou começando, e já estou encantanda...
    A unica coisa em fuxico q fiz, foi um rabicó de cabelo, mas até q ficou bem direitinho... assim q der bato fotos e posto no meu blog!!!
    Fica com Deus!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  16. Meninas, muito obrigada pelos elogios. Recebe eles como se fossem docinhos dos mais apetitosos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Amei, tudo que tem no seu site, pois amo artesanato, gostaria muito de ter tempo para fazer, imprimo tudo q vejo, sempre pensando em fazer, mas o tempo é curto, mas as suas idéias são mágnificas, amei de paixão, parabéns...Gilderleide - Sousa - PB.

    ResponderExcluir
  18. Gilderleide, eu também sou assim, com tempo bem curto, mas quando posso reservo um tempinho para relaxar fazendo artesanato e para pensar um pouco nessa nossa elação louca com o tempo.

    ResponderExcluir
  19. Q lindos os bichinhos ameiii, to começando agora a fazer fuxicos e o primeiro q vou tentar fazer é o sapinho amei ele rsrs, parabéns, bjsssssssss!!

    ResponderExcluir
  20. OIIIII, EU ESTOU FAZENDO NO SESC DA MINHA CIDADE UMA OFICINA FUXICARIA CHIC...É ASSIM QUE CHAMAM AQUI...BICHINHOS DE FUXICOS, ESTOU APAIXONADA!!!! SE POSSÍVEL GOSTARIA DE UNS PAP"S, POIS AINDA NÃO TENHO MUITA EXPERIÊNCIA E ESTOU GOSTANDO MUITO DE FAZER...SÃO LINDOS...AMEI OS SEUS...BJOSSS E OBRIGADA!!!!

    MEU E-MAIL É: midarts@hotmail.com

    MIDINHA

    ResponderExcluir
  21. adorei seus bichinhos, eles são bem fofos.
    eu queria pedir para vc mandar alguns moldes para o meu msn!!! eu adoraria...
    bjs
    é esse: gabigatinha.eu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. È alucinante ver essas coisinhas fofinhas, è lindo não tenho palavras para elogiar. São lindos.Bjs.
    Kira de Ubatuba-SP

    ResponderExcluir
  23. Tudo muuuuuuuuito lindo,vou fazerr!
    Já fiz galinhaas,e trevo da sorte,e agora com a copa,tive umaecomenda enorme de blusinhas da seleção,rs!

    Beijocas !

    ResponderExcluir
  24. oi meu nome e pamela sera q vc me passa o molde por email pq eu adorei mt por favor obrigada e parabens
    pamgatinh@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Ok! Vocês venceram. E só porque tenho uma amiguinha muito querida que também se chama Pamela, vou deixar você, Pâm, escolher de que bicho você quer que eu faça o passo a passo fotografado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. oi eu gostaria mt q vc fizesse o elefante pq é mt fof,
    e mt dificil eu tentei faze mas nao ficou nem um pouco parecido com um elefante rsrs
    obrigada bjao

    ResponderExcluir
  27. prih tudo bem será q vc me passa o molde do elefante .
    pq ainda não acertei o tamanho obriogada bjão

    ResponderExcluir
  28. nossa q lindo gostaria de aprender esse bixinhos se for possivel agradeço...

    ResponderExcluir
  29. vc teria como pasasr p/ mim o passo a passo?

    ResponderExcluir
  30. oi qrida se vc puder me enviar o pap eu agradeço
    meu msn preto.ferretti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Priscila amei os seus bichinhos de fuxico eles são muito fofos....
    Eu trabalho numa escolinha e gostaria muito de aprender pois eu quero fazer como lembrança no dia das crianças, como porta lápis eu vou usar uma lata de pomarola e encapar com feltro e tecido e para finalizar gostaria de fazer um bichinho ele segurando a latinha.....que tipo de tecido eu posso usar para fazer o elefante e o cachorro????onde eu posso obter passo a passo....aguardo a sua resposta,,,o meu e-mail é ni_sanae@hotmail.com //// parabéns pelo seu trabalho!!!! beijos

    ResponderExcluir
  32. Lindo seu bixinhos, estou começando agora e ja estou encantada com as pocibilidades q os fuxicos me da... amei!!

    ResponderExcluir
  33. amei seus bichos gostaria de mais detalhe de como se faz.por ex como cola as orelhas e como é o rabinho. desde ja obrigado. bjs

    ResponderExcluir
  34. As orelhas podem ser costuradas ou coladas com cola quente. O rabinho depende do bicho. Se for um urso pode ser um fuxico pequeno recheado. Se for um gato vou fazendo vários fuxicos diminuindo o tamanho e depois grudo um no outro. ou também é possível fazer o rabo cortando um pedaço de feltro no formato desejado. As orelhas também podem ser feitas de feltro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  35. muito obrigado. qualquer novidade gostaria q mi envia-se

    ResponderExcluir
  36. boa noite achei lindo seus bichinhos adoro fuxico; minha avo me ensinou quando eu era pquena parabéns pelo blog. gostaria de fazer uma pergunta o que vc acha desta maquinas de fazer fuxico vc e contra ou a favor sou contra gosto de fazer fuxico adoro de ter o trabalho de riscar corta e costurar isto tem muito valor

    ResponderExcluir
  37. BOM DIA!

    SEUS TRABALHOS SÃO D+++++++++++++++, NÃO GOSTAVA DE FAZER FUXICOS, MAS DEPOIS DE VER SEUS LINDÍSSIMOS TRABALHOS, VOU AVENTURAR-ME A FAZÊ-LOS.
    BEIJOS JOSINHA!

    ResponderExcluir
  38. BOM DIA!
    O PROJETO DE VOCÊS É MUITO BONITO, PARABÉNS AO JOÃO PELO NOME ESCOLHIDO. ACHO QUE DEVERIA TER UM DESSES EM TODOS OS PONTOS DESSE PAÍS. GOSTARIA DE SABER COMO FAZER PARA PARTICIPAR.

    ResponderExcluir
  39. essa orelha dos bichinhos como faz,ah teu blog e lindoooooooo.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Seus trabalhos são lindos demais . Adoroooo! Mas tenho uma pequena dúvida as orelhas são embutidas,coladas ou costuradas? Grata Rita.

    ResponderExcluir