terça-feira, 11 de maio de 2010

Pegue seu banquinho...

... E saia de mansinho...
He he... eu sei que entrego minha idade e ainda assumo o gosto brega da infância lembrando esse jingle do Raul Gil, mas nas últimas semanas tem tanto banquinho no ateliê (acho que eles estão se reproduzindo...) e já foram tantas histórias, discussões e reflexões sobre os tais banquinhos que eu não resisti à brincadeira.
A primeira vez que vi um banquinho desses feitos de pet foi quando a Maria Claudia, orientadora da Educação Infantil do Colégio Rainha da Paz, levou o banquinho da Helena, professora do 3º ano, sugerindo que fízessemos a atividade com alunos do 2º ano (isso é o resumo bem resumido da história). A Edna, professora do ateliê, logo lembrou de uma revista de artesanato que tinha o passo a passo dos tais banquinhos. (revista de artesanato quando usada para aproveitar ideias e não para copiar modelos, é uma maravilha).
E foi desde então, que a Dona Edna resolveu dedicar sua carreira ao estudo minucioso da técnica de fazer banquinhos com garrafa pet (quando ela ler isso vai querer me matar...). Atualmente ela está no pós doc, quase concorrendo à cadeira de professora titular da faculdade dos banquinhos.
E não mexa com os banquinhos dela (conselho de quem mexeu e quase apanhou...).
Bom, mas vamos deixar de provocar a Edna e passemos às etapas de construção dos tais banquinhos:


Primeiro arranje 7 garrafas pet iguaizinhas e grude-as umas às outras como na foto. Use fita adesiva transparente larga.

Coloque um retângulo de papelão cobrindo toda a lateral do banco e recorte também uma tampa de papelão.

Faça muitas camadas de empapelamento (colagem de pedaços de jornal com cola branca). Passe a cola no pedaço de jornal (sem deixar nenhum pedaço sem cola) e grude na base de garrafa pet.

Comece pelo fundo que é a parte mais difícil. Empapele primeiro em volta do cone superior da garrafa e depois os vãos entre as garrafas.


Capriche muito e depois de muito controle de qualidade...
Passe uma camada de cola em todo o banco. A Edna chama esta fase de "envernizar" com cola branca.


Depois vem a fase de pintar o banco e decorar. As dicas ficam para outro dia.
Vou ver se a Edna tem mais dicas para publicar.
Depois de me arrepender de implicar com o trabalho que os banquinhos dão e de escrever uma postagem só sobre eles, eu acho que mereço ganhar um desses mimos...



5 comentários:

  1. Ai ... se estes banquinhos pudessem nos levar para os lugares da nossa imaginação e nos tirar daqueles lugares incômodos!!!
    Pri, também sou da época do jingle: Pegue o seu banquinho e saia de fininho... Hahaha...
    Beijoooooo
    Camila.

    ResponderExcluir
  2. eses banquinho e legal e bem emteresante vo fazer o meu amanha na sala que a profesora mandou achei que era paia mais nao e nao gostei dos banquinho pegue seu baquinho e saia de fininho

    ResponderExcluir
  3. E Pri vc não tem jeito né!!
    Te pego depois kkkkkkk
    Adoro fazer esses banquinhos..

    ResponderExcluir
  4. Nossa que saudades desse projeto

    ResponderExcluir
  5. Eh...eu e minha amiga estamos elaborando uma sequência de artes com técnica de empapelamento e vamos agregar os banquinhos em nosso planejamento para educação infantil II.OBRIGADA!

    ResponderExcluir